terça-feira, 22 de setembro de 2009

Intercom 2009 - Reinventar

A tendência é que a cultura do remix fique cada vez mais fortalecida na telinha, contando com o apoio dos usuários e das redes de relacionamento que funcionam como um espaço de divulgação na internet.

A partir de um ou mais vídeos (sendo eles trechos de filmes, programas de TV, clipes ou outros audiovisuais) juntos com outras mídias, cria-se um novo trabalho, chamado vídeo remixado. A técnica de remix diferenciados na mídia começou com os DJs e os remixes de mídias com áudio, sonorizações, passando posteriormente para o audiovisual. A partir de 2000, criou-se a cultura do copiar, recortar, colar vídeos, com efeitos especiais e de computação gráfica.


O professor Alexandre Lara, da Universidade Tuiuti do Paraná destaca algumas facilidades disponíveis:
“O usuário hoje tem plataformas que são personalizadas para isso, como o Creative Commons e o Youtube Remixer. Cada vez mais fica padronizada dentro da lei e dos direitos autorais. Sem contar os softwares livres que as pessoas podem baixar em seus computadores.”

Alexandre Lara também comenta o porquê desses remixes serem tão cultuados no mundo virtual:
“A coisa principal da internet é que as pessoas querem se divertir. Entretenimento dentro da internet é fundamental, se o conteúdo não traz um traço afetivo com ele, com ima certa ironização de conteúdo ele se dispersa. Existem os profissionais, mas o internauta quer buscar entretenimento”.