quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Intercom 2009 - Gripe A na Era Digital



Outro tema discutido na Intercom 2009 foi a propagação de informações sem crédito ou sem fontes seguras na internet. Como exemplo, as notícias irresponsáveis que poderiam prejudicar combate da Influenza A – H1N1.

E-mails, mensagens em sites de relacionamento ou em redes sociais, com informações ditas como verídicas, normalmente com números exagerados de infectados e até mesmo mortes, ou ainda, informações divergentes com as oficiais divulgadas por organizações da área da saúde. E para agravar mais a situação, sites de renome nacional, traziam informações confusas e contraditórias a respeito do assunto, prestando um desserviço à toda população.

Tajla Carolina Castelar Vale Medeiros fez uma análise detalhada da cobertura dos sites sobre a Gripe A, comparando as notícias divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O resultado do seu trabalho científico - “Gripe A H1N1 e Mídia Online: Um Estudo de Caso” - fez parte da apresentação na Intercom Júnior 2009, que tem por objetivo incentivar a pesquisa na vida acadêmica, mostrando ao estudante que ele também tem espaço para colocar seus trabalhos, ultrapassando assim a visibilidade da sala de aula e da própria instituição.

Ela critica o surgimento de uma inversão de papéis perante o grau de incerteza gerado pelos textos conflitantes e conclui: “Uma das conseqüências é, justamente, o vazio de informações relevantes”.