sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Intercom 2009


A equipe da Fontana Multiagência busca sempre acompanhar a evolução do mercado. Foi a vez da Deise (criação) e da Marina (pesquisa e planejamento) buscarem novos conhecimentos. Elas participaram do 32° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2009, realizado na cidade de Curitiba - PR.


A abertura do evento foi marcada pelo sociólogo francês Dominique Wolton, que afirma que comunicar é compreender o outro.
Na palestra, Wolton citou o Brasil como um exemplo de tolerância e diversidade cultural. e salientou: “Comunicar é essencial: o emissor tem que estar conectado, e esse é o papel do jornalista – democratizar a informação e não apenas reduzi-la como na informação”.

A importância dos congressos e viagens que a globalização nos permite deve ser aproveitada ao máximo. Afinal, a sociedade da informação não é (e nunca será) composta de máquinas, mas do contato cara a cara, conforme disse Wolton. Dentro de uma perspectiva geral, o sociólogo afirma e defende: “Não há democracia sem comunicação”.