A postura correta de um profissional. É dessa forma ele passa ao cliente uma imagem de credibilidade, desenvolvendo um nível de comunicação de qualidade.
Deixar o cliente bem à vontade e atendê-lo da melhor forma possível, você deve saber se expressar bem verbalmente e fisicamente.
Fale de forma objetiva e clara. Evite gírias e fale com um tom de voz equilibrado. Procure não falar termos técnicos.
Procure ser gentil. Utilize as “palavras mágicas”: bom dia, boa tarde ou boa noite, seja bem vindo(a), por favor, com licença e obrigado (tanto com seus clientes como com seus colegas de trabalho).
Nunca deixe seu cliente com dúvidas. Passar as informações corretas e completas (evita a insatisfação do cliente).
O bom humor e a concentração podem ser grandes aliados. Não permita que preocupações pessoais interfiram no seu trabalho.
Dicas rápidas:
* Procure conhecer melhor seus clientes mais assíduos e chame-os pelo nome.
* Não trate os clientes ou colegas de trabalho por apelidos.
* Mantenha sempre o profissionalismo e evite intimidades e contato físico, mesmo que alguns dos seus clientes sejam seus amigos.
* Seja sempre atencioso(a) e simpático(a), mas cuide para não ser chato e “grudento”.
* Evite conversas muito longas.
* Mantenha sempre a boa aparência.
* Respeite as regras internas da empresa.
* Mantenha-se atualizado.