segunda-feira, 11 de maio de 2009

Publicidade em Jogos

Pois é, a indústria dos jogos também não passou imune à publicidade. A RealNetworks, por exemplo, que opera um serviço bastante popular de "jogos triviais" na rede, vai passar a exibir comerciais enquanto o usuário aguarda o download do jogo. (O site realiza cerca de 750.000 downloads diários.)
Nos jogos, a publicidade bem aplicada atinge em cheio o publico alvo. Por quê? Simples: Porque quem adquiriu um determinado game é porque gosta do gênero e se houver publicidade inserida nele, será voltada para algum produto que esteja de acordo com o perfil desse público.
Algumas empresas com público jovem já estão adaptando suas estratégias de comunicação para dentro do ambiente virtual dos games. Inclusive, o jornal O Estado de São Paulo publicou em uma matéria que uma consultoria estadunidense projetou que o gasto em publicidade em jogos saltará dos US$ 80 milhões em 2005 para mais de US$ 400 milhões em 2009, um aumento bem significativo.
A publicidade em games já existe há um bom tempo. Se você tem jogos, preste atenção e vai notar que ela aparece e o atinge quando você menos espera. A publicidade dentro de videogames já movimenta US$ 514 milhões. Parece que esse novo gênero publicitário veio pra ficar...